De tão arraigados à rotina do homem pós-moderno, é praticamente impossível pensar em uma vida ou até mesmo em um dia sequer livre do uso de aparelhos eletrônicos ou internet. Salvo alguns de nós, a grande maioria das pessoas já descobriu os benefícios do uso de máquinas como computador, celular, tablets, televisão, rádio… E, de fato, utilizam essas ferramentas não só para tornar seu trabalho mais eficiente, comunicando-se com pessoas do mundo inteiro sem a necessidade de se deslocar, como também para desenvolver novas habilidades como o aprendizado de uma língua, ou ainda, para manter-se sempre informado com as notícias do dia, que costumam ser enviadas diretamente ao aparelho registrado em um site jornalístico, alertando o leitor para os acontecimentos por sinal sonoro. Esta é uma das causas de tanta dificuldade, quando o assunto é desconectar-se. Isso significa abrir mão dos eletrônicos por alguns dias e investir em si mesmo, aproveitando as relações humanas, provendo saúde ao corpo e estimulando a mente com novas sensações e pensamentos a fim de não somatizar uma série de doenças provindas do sedentarismo e estresse. Mas como fugir um pouco das tentações tecnológicas e não se entediar? Se isso já virou um dilema para você, listamos abaixo algumas dicas importantes de como promover o equilíbrio entre estímulos eletrônicos e uma vida mais orgânica:

Quer aprender idiomas ou matérias escolares de casa? A Preply reúne uma equipe de profissionais capacitados bem perto de você. Confira tudo em https://preply.com/pt/aulas-franc%C3%AAs-online.

Pratique exercícios físicos

Exercícios físicos

Independentemente do tipo de esporte que mais lhe dê prazer, a prática de exercícios físicos é, sim, uma grande arma contra o tédio e uma das melhores maneiras de esquecer-se das tecnologias, assim como dos problemas do mundo, por alguns instantes. Através da caminhada, partida de futebol, natação ou até mesmo da dança, seu corpo produz hormônios como a serotonina e a adrenalina, que trazem uma maior sensação de bem-estar e recompensa ao corpo, melhorando muito sua qualidade de vida – diferentemente dos aparelhos eletrônicos.

Respire conscientemente

respirando

Poucos de nós percebem os benefícios da respiração profunda para o nosso corpo e mente. Respirar é parte essencial no processo de oxigenação celular e combate o estresse e a ansiedade causados pela exposição excessiva a sons e imagens. A técnica é simples, porém incrivelmente eficaz: primeiramente a pessoa se senta com a coluna ereta e inspira lenta e profundamente pelas narinas, acompanhando a passagem do ar pelas vias aéreas atentamente; então, faz-se uma pequena pausa de 2-4 segundos e solta-se o ar progressivamente pela boca. Repetindo esse exercício de 10 a 15 vezes já é possível sentir as primeiras mudanças físicas.

Desenvolva atividades criativas

Atividades criativas

Que tal descobrir novos talentos e diversificar sua rotina? Olhando ao seu redor é fácil encontrar algo a ser feito, como por exemplo costurar uma roupa engraçada para seu animal de estimação, cozinhar um prato diferente para a família, pintar um quadro para decorar a casa, fotografar momentos inesperados no centro da cidade, compor uma música, escrever histórias absurdas, construir um móvel, etc. Sua criatividade deve correr solta e livre de censuras.

Converse com amigos e familiares

amigos e familia

O simples fato de rever pessoas queridas e gastar algum tempo em uma conversa sincera e sem julgamentos é uma das grandes felicidades do homem. Um bom amigo, seja este um familiar ou não, é por um lado a ajuda necessária nos momentos de dificuldade e estresse, aconselhando e compartilhando experiências muitas vezes transformadoras, e por outro lado a razão pela qual trabalhamos. A final de contas, são eles quem nos dão forças e participam do nosso crescimento diário. Logo, nada melhor do que desligar o rádio, a TV, o celular e os computadores por algum tempo para dá-lhes mais de atenção e dedicar-se a si mesmo.